Racismo, biblioteca escolar, educação das relações étnico-raciais e o campo da biblioteconomia: uma conversa necessária e possível
Publicado 21-06-2021
Palavras-chave
- Racismo – Brasil,
- Literatura – Racismo,
- Biblioteca escolar – Racismo,
- Educação das Relações Étnico-Raciais,
- Currículo – educação básica – Biblioteconomia – Ciência da Informação.
Como Citar
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

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Resumo
O artigo apresenta discussões acerca de racismo no contexto social brasileiro, na perspectiva da educação básica e acadêmica, na atuação de professores e de bibliotecários que devem aliar-se às orientações da Educação das Relações Étnico-Raciais. A temática abordada perpassa pela formação básica e superior, e pela educação continuada de professores e bibliotecários para que auxiliem na proposição da educação das relações étnico-raciais. Discute a relevância do tema no campo da educação, da biblioteconomia e ciência da informação. Indica a falta empenho dos gestores públicos e privados para instituir bibliotecas escolares, dinamizá-las, fazê-las atender as demandas do ensino e da aprendizagem, do desejo de ler, e respaldar novas temáticas e o enfrentamento de novos desafios, como a educação ERER. A motivação para escrevê-lo nasce das reflexões da autora, antes, durante e após participação na roda de conversa “Quem tem medo de biblioteca escolar negra?” ocorrida no III Simpósio de Práticas Ético-Políticas em Biblioteconomia, organizado pelo Departamento de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina.