As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação

Letícia Rodrigues Santos, Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Juliana Cristina da Costa Fernandes, Emmanuela Ferreira de Lima

Resumo


A Competência em Informação compreende um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para que o indivíduo reconheça a necessidade da informação, quando e como acessá-la, avaliá-la criticamente, organizá-la para utilizá-la de forma ética e eficiente para elaboração de conhecimentos. A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca. A educação profissional e tecnológica visa uma articulação no dinamismo histórico-cultural das sociedades em busca da formação humana integral. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende apresentar a teoria da aprendizagem de Vygotsky como possibilidade para o desenvolvimento da competência em informação, por meio de um produto educacional, para os estudantes da educação profissional e tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, com a fundamentação teórica baseada em revisão de literatura para elucidar os conceitos da teoria da aprendizagem de Vygotsky e da Competência em Informação com foco na educação profissional e tecnológica. Concluiu-se que a teoria vygostyana traz contribuições significativas no que tange ao desenvolvimento da competência em informação para que os estudantes da educação profissional e tecnológica se tornem indivíduos críticos e reflexivos que possam atuar na sociedade podendo transformá-la.

Palavras-chave


Competência em informação. Lev Vygotsky. Tecnologia da informação e comunicação. Educação profissional e tecnológica.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br