O serviço de referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro

Izabel Lima dos Santos, Jonathas Luiz Carvalho Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os modos como ocorre o desenvolvimento do Serviço de Referência nos sistemas de biblioteca das universidades federais do Nordeste brasileiro. Para tanto, foi realizado levantamento documental nos sites das dezoito instituições investigadas e aplicado questionário eletrônico junto aos bibliotecários que atuam nessas instituições. Constatou-se que inexistem nos sistemas analisados diretrizes direcionadas para a atuação do serviço de referência e predominam práticas tradicionais de referência com ainda poucas, porém importantes, iniciativas voltadas para serviço de referência virtual. Conclui pontuando que a ausência de documentos orientativos e artefatos dedicados ao Serviço de Referência e a falta de apoio a capacitação profissional são algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais. Destaca ainda a necessidade de ampliação do serviço de referência virtual e sugere possibilidades de expansão desta pesquisa.


Palavras-chave


Bibliotecas – Serviço de referência; Bibliotecas universitárias; Universidades e faculdades – Bibliotecas; Serviço de Informação; Serviço de Referência Virtual

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br