O serviço de referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro
Publicado 22-01-2021
Palavras-chave
- Bibliotecas – Serviço de referência,
- Bibliotecas universitárias,
- Universidades e faculdades – Bibliotecas,
- Serviço de Informação,
- Serviço de Referência Virtual
Como Citar
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os modos como ocorre o desenvolvimento do Serviço de Referência nos sistemas de biblioteca das universidades federais do Nordeste brasileiro. Para tanto, foi realizado levantamento documental nos sites das dezoito instituições investigadas e aplicado questionário eletrônico junto aos bibliotecários que atuam nessas instituições. Constatou-se que inexistem nos sistemas analisados diretrizes direcionadas para a atuação do serviço de referência e predominam práticas tradicionais de referência com ainda poucas, porém importantes, iniciativas voltadas para serviço de referência virtual. Conclui pontuando que a ausência de documentos orientativos e artefatos dedicados ao Serviço de Referência e a falta de apoio a capacitação profissional são algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais. Destaca ainda a necessidade de ampliação do serviço de referência virtual e sugere possibilidades de expansão desta pesquisa.