Inspirações biblioteconômicas: ideias para aproximar as bibliotecas de suas comunidades

Aldenira da Costa Lima, Laura Cielavin Machado Terlizzi, Micheline Ferreira, Valéria Valls

Resumo


Discutiu-se a respeito das potencialidades das bibliotecas contemporâneas, enquanto equipamentos culturais, tendo como objetivo apresentar ações que as bibliotecas têm desenvolvido para ressignificarem-se e inspirarem as suas comunidades. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizando-se no âmbito teórico, com base em revisão de literatura da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Partiu-se de um breve panorama da história das bibliotecas sobre o qual incidiram três perspectivas: perspectiva da preservação e conservação do acervo; perspectiva do acesso, difusão ou mediação da informação e perspectiva da construção de conteúdo. Realizou-se um levantamento bibliográfico de autores e instituições oficiais como a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) que problematizam o papel da biblioteca na atualidade. Tal levantamento fundamentou a construção de parâmetros para a composição de uma lista não exaustiva de bibliotecas que ampliaram seu escopo de atuação usual de organização da informação, servindo de inspiração para atividades biblioteconômicas na contemporaneidade. Constatou-se que, independentemente do momento histórico, as bibliotecas sempre atrelaram suas atividades às comunidades com as quais se vinculavam e às necessidades mais pungentes de seu tempo histórico. Percebeu-se que as bibliotecas não têm subtraído de si suas funções de preservação e organização, mas têm acrescido, em nosso tempo, o papel de construir bibliotecas não para as comunidades, mas das comunidades.


Palavras-chave


Bibliotecas – relacionamento com a comunidade. Bibliotecas contemporâneas. Ressignificação do espaço das bibliotecas. Ações em bibliotecas. Bibliotecas inovadoras. História das bibliotecas.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br