Estratégias de ensino para ações de formação da competência em informação em bibliotecas escolares

Veronica Aparecida dos Santos, Graziela Cervelin, Adriana Rosecler Alcará

Resumo


Tem como objetivo apresentar estratégias de ensino que podem contribuir para a formação da competência em informação no contexto da biblioteca escolar. Traz uma contextualização da competência em informação em face à relação entre biblioteca e cultura escolar, demonstrando a importância do bibliotecário se apropriar de técnicas de ensino que possam subsidiar a formação para a competência em informação. Pondera sobre a atuação do bibliotecário escolar, evidenciando que lhe falta uma formação que atenda melhor a prática pedagógica, mas por outro lado ressalta as funções educativas exercidas pelo bibliotecário, o caráter educativo de suas ações e como as formas pedagógicas classificadas em elementares e complexas se aplicam na biblioteca. Destaca a importância do trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores, que influencia diretamente a formação de habilidades relacionadas à informação. É uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. Conclui que é necessário levar em consideração os objetivos e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes na escolha da estratégia a ser utilizada, dando preferência às metodologias que promovam a participação estudantil no processo de aprendizagem de forma ativa. Evidencia a relevância da integração da competência em informação com o currículo escolar, sem ignorar a contribuição das ações extracurriculares e da educação não formal para o desenvolvimento de todas as dimensões da competência em informação.


Palavras-chave


Competência em informação. Estratégias de ensino. Biblioteca escolar.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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