Publicado 14-11-2020
Palavras-chave
- Biblioteca escolar,
- usuários,
- escolas estaduais,
- análise fatorial
Como Citar
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
A biblioteca escolar (BE) é uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem. Tem como objetivo desenvolver e estimular o hábito da leitura, fornecer material de apoio para professores e alunos complementarem os assuntos de sala de aula, propiciando um ambiente de qualidade para que a comunidade escolar possa desenvolver habilidades informacionais. Muitos são os fatores que propiciam que as bibliotecas escolares atinjam estes objetivos. Diante disso, o objetivo desse trabalho é estudar a percepção dos usuários sobre a função das bibliotecas escolares das escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife através da visão dos seus usuários. A pesquisa é de cunho exploratório com uma abordagem quantitativa, o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário online do Google respondido pelos estudantes, onde foi feita uma análise fatorial nos dados colhidos. A biblioteca foi configurada em três grupos, nomeados de: Acervo principal, Acervo auxiliar e Espaços.