Mediação cultural e da leitura como estratégia de inclusão social: bibliotecas comunitárias

Maria das Graças Targino

Resumo


As bibliotecas são instituições irreversivelmente sociais, a que compete difundir valores que integrem a cultura de nações e povos, o que pressupõe a adoção da mediação cultural, em conceito amplo e em evocação restrita, a mediação da leitura. Não obstante as distinções conceituais que marcam a civilização, a mediação cultural impõe-se como ação educativa essencial ao diálogo de diferentes públicos com novas imagens e novos códigos visuais de consumo seguidos na contemporaneidade. A mediação da leitura incorpora múltiplas práticas para atrair e formar leitores. Ambas – mediação cultural e/ou mediação da leitura – podem estar presentes em qualquer tipo de biblioteca. No caso, objetiva-se alardear a força da biblioteca comunitária como elemento agregador em prol da democratização informacional e da cidadania. Em termos metodológicos, o texto segue a linha de pesquisa qualitativa: seus posicionamentos apreendem a complexidade e as informações obtidas, sem incorporarem necessariamente quantificação. Os resultados das discussões em torno de conceitos, como ação cultural, mediação cultural e e/ou mediação da leitura revelam que os caminhos são amplos e necessariamente adaptáveis à realidade circundante, o que exige do bibliotecário resiliência, como capacidade de adaptação e revisão de sua formação profissional como ator e autor de mudanças sociais.


Palavras-chave


Mediação cultural. Mediação da leitura. Leitura. Formação de leitores. Bibliotecas comunitárias.

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