Associação de Bibliotecários: em busca de uma classe profissional mais fortalecida no estado de Minas Gerais

Jorge Santa Anna, Maria Elizabeth de Oliveira da Costa

Resumo


O movimento associativo direcionado à Biblioteconomia vem se fortalecendo, no Brasil, em especial por proporcionar capacitação aos bibliotecários, por conseguinte garantir o fortalecimento da área no decorrer dos tempos, sobretudo em face do contexto instável e competitivo promovido pela globalização e uso intensificado das tecnologias digitais. Este artigo revela os principais propósitos, projetos e ações desenvolvidos pela Associação de Bibliotecários de Minas Gerais, de modo a reforçar o potencial das associações de bibliotecários no âmbito dos estados brasileiros. Caracterizado como um relato de experiência, além de breve fundamentação teórica, o texto também aborda o que essa associação tem realizado no decorrer dos últimos dois anos (2018 e 2019), destacando-se, principalmente, os resultados alcançados e o que eles representam para o fortalecimento da área. A partir das experiências, dos desafios e das conquistas, foi possível afirmar que o fortalecimento da área é alcançado, mediante as diversas atividades que uma associação profissional pode oferecer, tais como: capacitação dos profissionais, estímulo à cultura e ao lazer, trocas de experiências e oportunidades de reconhecer o potencial da profissão. Para o alcance dessas atividades não é exigida nenhuma novidade ou algo muito complexo, mas ações simples, como: oferta de cursos, eventos diversos e projetos sociais.


Palavras-chave


Movimento associativo; Associações de bibliotecários; Fortalecimento profissional; Integração e participação bibliotecária.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br