Marcos Pastana Santos Instituto Federal do Rio de Janeiro Brasil
Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2017). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá - UNIMAUÁ (2016). Especialista em História e Humanidades pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2012). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2010). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2011). Licenciatura Plena em História pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2009). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Atualmente é Coordenador de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Paracambi. Atua como Professor I - Itinerante de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena - Campus Paracambi - Publicado pela Norma de Ação n° 055 de 24 de agosto de 2015. Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - Campus Paracambi - Publicado pela Norma de Ação n° 047 de 04 de novembro de 2014. Atuei como professor tutor da Especialização em Educação Especial/Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tenho experiências em Biblioteconomia e Gestão de Unidade da Informação. Pesquiso sobre bibliotecas especiais, estudo de usuários, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas escolares e tecnologias assistivas para usuários com deficiência. Membro do Grupo de Pesquisa: Inovação Social, Inclusão, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas em Biblioteconomia Especial. Membro do Grupo de Pesquisa: Perspectivas da biblioteca como organização criativa na otimização dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade à fluência informacional.
Jurema Rosa Lopes Soares Universidade do Grande Rio Brasil
Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pesquisadora do Départament d?Ergologie-Université de Provence (França). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1979). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A/ UNIGRANRIO/FUNADESP. Professor Adjunto Doutor I da Universidade Federal de Mato Grosso (Aposentada). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes-UNIGRANRIO. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências- UNIGRANRIO. Cordenadora Institucional do PIBID/UNIGRANRIO (agosto/2018 -abril de 2019).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: ergologia, trabalho, formação do educador, prática pedagógica, conhecimento, cultura, linguagem e formação profissional.
Quando a fila não anda: ações da biblioteca pública para inserção do usuário no mercado de trabalho
Marcos Pastana Santos, Jurema Rosa Lopes Soares
Resumo
A biblioteca pública pode oferecer treinamento de usuários para cadastrar currículos em sites de empresas que recrutam candidatos para oportunidades de emprego. Além disso, pode oferecer capacitações profissionais no ambiente da biblioteca para aumentar as possibilidades de inserção no mercado profissional. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, cujo campo empírico é a Biblioteca Municipal Cial Brito no município de Nova Iguaçu, localizada no Estado do Rio de Janeiro. A fundamentação teórica do presente estudo encontra apoio nas ideias de Bauman (2008) que nos possibilita refletir sobre a sociedade de consumidores. Trazemos também para o debate, a contribuição teórica de Beck (2003) sobre a vulnerabilidade social das pessoas vítimas da lógica capitalista. Neste trabalho procuramos refletir sobre o cenário do mercado de trabalho no Brasil. Apesar do mercado de trabalho ainda está longe de atender a demanda da população, a biblioteca pública é uma das instituições que podem promover a capacitação para o emprego digno. Ações constantes de conscientização dos empregadores é importante, pois na sociedade dos consumidores, a competição entre as empresas para escoar suas mercadorias tem provocado a seleção de trabalhadores que atendam às suas necessidades, não levando em consideração as potencialidades da pessoa.
Palavras-chave
Mercado de trabalho; Formação continuada; Biblioteca pública.