Publicado 24-12-2019
Palavras-chave
- informação-como-coisa,
- hashtag,
- saúde mental,
- consumo,
- interdisciplinaridade.
Como Citar
Copyright (c) 2019 Gabriel Meneguelli Soella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O presente estudo foi realizado por meio da recuperação de “informação-como-coisa” enquanto “evidência” em Michael Buckland (1991). Foca-se nas evidências de automutilação juvenil decorrente do “fenômeno informativo” da saída de Zayn Malik do grupo musical One Direction. Fenômeno este, agrupado e recuperado por meio da hashtag “Cut4Zayn”. A metodologia consiste no método indiciário de base psicanalítica aplicado à Ciência da Informação por meio de estratégias de triangulação entre Ciência da Informação, Psicanálise e Sociologia. A análise crítica foi realizada por meio de Aldo Barreto (2008) e Tefko Saracevic (2008) em diálogo interdisciplinar com o fetiche da mercadoria em Karl Marx (1996), a psicanálise de Sigmund Freud (1969) e das autoras: Cecília Orsini (2011); Márcia Rodrigues (2013); e Marta Cardoso (2016). As quais, dissertam acerca da dimensão psicossocial empregada para analisar as evidências do fenômeno.