v. 15 (2019)
Artigos

Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e ODS 4 da Agenda 2030: quais as convergências?

Everton da Silva Camillo
Universidade Estadual Paulista, UNESP
Biografia
Claudio Marcondes de Castro Filho
Universidade de São Paulo, USP
Biografia

Publicado 24-12-2019

Palavras-chave

  • PNLE,
  • ODS 4,
  • Política Pública,
  • Agenda 2030

Como Citar

Camillo, E. da S., & Castro Filho, C. M. de. (2019). Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e ODS 4 da Agenda 2030: quais as convergências?. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 340–358. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1337

Resumo

A Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) é uma política pública de Estado entendida como uma estratégia para promover o livro, a leitura, a literatura, a escrita e as bibliotecas no Brasil. Já o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 é um dos 17 ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e representa um compromisso com a educação de qualidade no âmbito dessa agenda, para o desenvolvimento sustentável das pessoas e do Planeta. Em vista disso, este estudo objetivou apresentar convergências entre a PNLE e o ODS 4, e para tanto, o método de pesquisa Análise de Conteúdo de Laurence Bardin foi utilizado para objetivá-lo. Obteve-se como resultado que, embora existam convergências entre a PNLE e o ODS 4 da Agenda 2030, a primeira não explicita em seu conteúdo objetivos que envolvam a primeira infância, a educação pré-escolar, os ensinos técnico, profissional e superior, bem como a educação de adultos. Concluiu-se que frente a uma possível alteração constitucional, a PNLE pode vir a considerar explicitar outras ações como objetivo para o seu conteúdo, a fim de que possa promover o livro, a leitura, a literatura, a escrita e as bibliotecas na sociedade e auxiliar na consolidação de uma educação de qualidade sustentável no Brasil no longo prazo.