A inserção das temáticas africana e afro-brasileira e o ensino de Biblioteconomia: avaliação em instituição de ensino superior de Santa Catarina

Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Resumo


Esta pesquisa identifica as percepções dos docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC a respeito da inserção da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na formação do bibliotecário. Como objetivo geral visa compreender a inserção da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na formação do Bibliotecário no curso de Biblioteconomia da Instituição. Como objetivos específicos busca identificar como a temática está representada nos discursos dos docentes do curso e em quais disciplinas da grade curricular a mesma é trabalhada. A fundamentação conceitual apresenta os conceitos sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira e aborda os instrumentos normativos que contemplam a temática. Além disso, trata do ensino de Biblioteconomia no Brasil, bem como, o ensino de Biblioteconomia da UDESC. Na metodologia, em relação à natureza desta pesquisa, esta é considerada como aplicada. Quanto aos objetivos, é considerada exploratória e descritiva e, com relação ao problema, esta é uma pesquisa qualitativa. No que concerne aos procedimentos, esta é uma pesquisa bibliográfica e documental. O universo desta pesquisa é composto por professores colaboradores e efetivos do Departamento de Biblioteconomia da UDESC. Utilizou-se a técnica de análise de discursos, denominada de Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. Para a realização da coleta de discursos deste trabalho, foi usada como instrumento a entrevista semiestruturada e um questionário de caracterização. Como resultado final, apresenta-se alguns pontos relevantes sobre a inserção da temática no curso de Biblioteconomia da UDESC: a importância da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Curso, o currículo do curso e a disciplina sobre a temática, a formação dos docentes e a inclusão da temática na prática docente, o desconhecimento da Lei Federal nº 10.639/2003, o surgimento de outros temas de discussão e as percepções da pesquisadora. Reafirma-se a importância da inserção desta temática não só no ensino de Biblioteconomia, mas também na prática do bibliotecário enquanto profissional, cidadão, mediador e um sujeito atuante na sociedade. Este profissional precisa estar apto a atender todos os tipos de público, conhecer e respeitar a história e a cultura das populações que fazem parte da sociedade brasileira, bem como, contribuir para a promoção da igualdade, da diversidade étnico-racial e a redução de racismos e preconceitos.


Palavras-chave


Ensino de Biblioteconomia. História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Representações Sociais.

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