Preservação digital: um estudo nos periódicos da área da educação abrigados na Rede Cariniana

Alessandra Delgado dos Santos, Angélica Conceição Dias Miranda, Miguel Ángel Márdero Arellano, Luis Otoni Meireles Ribeiro

Resumo


O crescimento dos documentos em formato digital vem provocando diversas mudanças no cenário da pesquisa científica e os periódicos eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço e investimentos. Porém, existe ainda a necessidade de discutir aspectos que podem influenciar a sobrevivência a longo prazo dos conteúdos que se encontram nesse âmbito, como a preservação digital nos periódicos eletrônicos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo investigar os periódicos brasileiros da área da Educação, abrigados na Rede Cariniana, quanto aos critérios de preservação digital. Um estudo descritivo, realizado a partir de uma pesquisa documental nas planilhas disponibilizadas pela Rede citada, utilizando-se para coleta de dados dois instrumentos desenvolvidos pelos autores para coletar o material. Apresenta, com base na literatura pesquisada, conceitos, estratégias e métodos para preservação digital de periódicos. Conclui que, os periódicos analisados apresentam alguns métodos para preservação digital mas possuem carência de estabelecimento de políticas de preservação.


Palavras-chave


Preservação digital; Periódicos eletrônicos; Cariniana

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br