v. 16 (2020)
Artigos

Preservação digital: um estudo nos periódicos da área da educação abrigados na Rede Cariniana

Alessandra Delgado dos Santos
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Biografia
Angélica Conceição Dias Miranda
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Biografia
Miguel Ángel Márdero Arellano
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.
Biografia
Luis Otoni Meireles Ribeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul.
Biografia

Publicado 21-04-2020

Palavras-chave

  • Preservação digital,
  • Periódicos eletrônicos,
  • Cariniana

Como Citar

Santos, A. D. dos, Miranda, A. C. D., Arellano, M. Ángel M., & Ribeiro, L. O. M. (2020). Preservação digital: um estudo nos periódicos da área da educação abrigados na Rede Cariniana. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1258

Resumo

O crescimento dos documentos em formato digital vem provocando diversas mudanças no cenário da pesquisa científica e os periódicos eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço e investimentos. Porém, existe ainda a necessidade de discutir aspectos que podem influenciar a sobrevivência a longo prazo dos conteúdos que se encontram nesse âmbito, como a preservação digital nos periódicos eletrônicos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo investigar os periódicos brasileiros da área da Educação, abrigados na Rede Cariniana, quanto aos critérios de preservação digital. Um estudo descritivo, realizado a partir de uma pesquisa documental nas planilhas disponibilizadas pela Rede citada, utilizando-se para coleta de dados dois instrumentos desenvolvidos pelos autores para coletar o material. Apresenta, com base na literatura pesquisada, conceitos, estratégias e métodos para preservação digital de periódicos. Conclui que, os periódicos analisados apresentam alguns métodos para preservação digital mas possuem carência de estabelecimento de políticas de preservação.