v. 15 n. 3 (2019)
Artigos

Bibliotecas corporativas e a aplicação da competência em informação em empresas: uma revisão sistemática da literatura

Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Biografia
Cristiana Portero Yafushi
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Biografia
Vanessa Bissoli dos Santos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Biografia

Publicado 08-09-2019

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Biblioteca Corporativa,
  • Profissional da Informação,
  • Revisão Sistemática da Literatura.

Como Citar

Ottonicar, S. L. C., Yafushi, C. P., & Santos, V. B. dos. (2019). Bibliotecas corporativas e a aplicação da competência em informação em empresas: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(3), 266–285. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1254

Resumo

Na era da informação há uma maior valorização do conhecimento nas empresas, sendo assim muitas organizações tem adotado diferentes estratégias para criar um ambiente de valorização da informação e do conhecimento. Uma destas estratégias é o desenvolvimento da competência em informação nos ambientes empresariais como um valor agregado. Portanto, o presente trabalho possui o seguinte problema de pesquisa: como a competência em informação é aplicada pelas bibliotecas nas empresas para criar conhecimento e obter sucesso? O objetivo geral é fomentar a contribuição das unidades de informação na consolidação e domínio de informações para construir conhecimento e desenvolver a competência em informação nos colaboradores enquanto fator essencial/vital de sucesso individual e organizacional. Como procedimentos metodológicos a pesquisa apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a competência em informação e bibliotecas corporativas. Os resultados demonstraram que ainda existem poucos estudos brasileiros e internacionais sobre a competência em informação em ambientes corporativas. Por isso, apresentou-se um modelo teórico e conceitual a fim de introduzir a biblioteca corporativa no centro dos processos organizacionais visando ser a mola propulsora do desenvolvimento dos colaboradores a partir da competência em informação.