v. 15 n. 2 (2019)
Artigos

Biblioteca escolar na rede: das páginas da internet ao marketing educacional

Everton da Silva Camillo
Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília
Biografia
Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos
Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília
Biografia
Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar
Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília
Biografia

Publicado 08-05-2019

Palavras-chave

  • Biblioteca Escolar,
  • Marketing,
  • Conteúdo Digital,
  • Ensino Privado,
  • Escola Particular

Como Citar

Camillo, E. da S., Santos, B. R. P. dos, & Ottonicar, S. L. C. (2019). Biblioteca escolar na rede: das páginas da internet ao marketing educacional. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(2), 290–314. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1212

Resumo

A biblioteca escolar pode se relacionar com o marketing digital e educacional se o intuito for, além de outros, promovê-la como um espaço e, concomitantemente, como um elemento de revolução no processo de ensino-aprendizagem, já que protagoniza feitos positivos tanto na alfabetização, ocasião em que o sujeito desenvolve o gosto pela leitura, como também no âmbito de ofertar subsídios para desenvolver o senso crítico dos estudantes sobre o mundo em que vivem, sobre os seus direitos, bem como o seu lugar na sociedade, isso como seres humanos e como cidadãos. Desse modo, este estudo objetiva verificar a representação das bibliotecas escolares nas páginas eletrônicas de escolas privadas do município de Ribeirão Preto, representações essas de teor textual e, como em alguns casos, imagético. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e qualitativa, bem como recorreu-se ao uso do critical thinking para analisar os dados. Como resultado, obteve-se que: a) as escolas vinculam a imagem da sua biblioteca principalmente com os recursos físicos e os de informação, b) há um discurso vago por parte das escolas quanto aos potenciais usos e importância da biblioteca escolar, c) o profissional de biblioteconomia não é protagonizado no conteúdo digital para o processo de ensino-aprendizagem na biblioteca da escola, d) as poucas imagens dispostas em poucas páginas eletrônicas muitas vezes não correspondem à abordagem textual enfatizada, e) o pressuposto do estudo foi confirmado.