Publicado
08-05-2019
Palavras-chave
- Biblioteca Escolar,
- Marketing,
- Conteúdo Digital,
- Ensino Privado,
- Escola Particular
Resumo
A biblioteca escolar pode se relacionar com o marketing digital e educacional se o intuito for, além de outros, promovê-la como um espaço e, concomitantemente, como um elemento de revolução no processo de ensino-aprendizagem, já que protagoniza feitos positivos tanto na alfabetização, ocasião em que o sujeito desenvolve o gosto pela leitura, como também no âmbito de ofertar subsídios para desenvolver o senso crítico dos estudantes sobre o mundo em que vivem, sobre os seus direitos, bem como o seu lugar na sociedade, isso como seres humanos e como cidadãos. Desse modo, este estudo objetiva verificar a representação das bibliotecas escolares nas páginas eletrônicas de escolas privadas do município de Ribeirão Preto, representações essas de teor textual e, como em alguns casos, imagético. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e qualitativa, bem como recorreu-se ao uso do critical thinking para analisar os dados. Como resultado, obteve-se que: a) as escolas vinculam a imagem da sua biblioteca principalmente com os recursos físicos e os de informação, b) há um discurso vago por parte das escolas quanto aos potenciais usos e importância da biblioteca escolar, c) o profissional de biblioteconomia não é protagonizado no conteúdo digital para o processo de ensino-aprendizagem na biblioteca da escola, d) as poucas imagens dispostas em poucas páginas eletrônicas muitas vezes não correspondem à abordagem textual enfatizada, e) o pressuposto do estudo foi confirmado.