Gestão de estoques de informação em bibliotecas públicas

Ana Claudia Carvalho de Miranda, Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Resumo


Aborda opiniões e conceitos sobre a política de desenvolvimento dos estoques de informação e os princípios destas, bem como ressalta e explora novas tendências que contribuam para o avanço e o crescimento equilibrado do acervo em uma biblioteca pública. Tem o objetivo de evidenciar o gerenciamento de coleções em uma biblioteca pública, elencando seus processos e a relevância da política de formação e desenvolvimento de coleções. Foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e delineamento de cunho qualitativo. Conclui que para que uma coleção possa desenvolver-se de forma plena, é preciso uma avaliação periódica e para isto, faz-se necessário a elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleção. É preciso ainda que esta atividade seja um processo contínuo e evolutivo e que tenha como foco as necessidades informacionais da comunidade usuária.


Palavras-chave


Gestão de Estoques de Informação. Política de Gestão de Estoques Informação. Desenvolvimento de Coleção – Biblioteca Pública.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br