Presença da disciplina História do Livro nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil nos anos de 1978 e 2018

Leonardo Gonçalves Silva, Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Resumo


A grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil é composta tanto por disciplinas técnicas, relativas ao fazer profissional do bibliotecário, como disciplinas de caráter humanístico e cultural. Nessas últimas se insere a História do livro (e das bibliotecas), uma das mais antigas no currículo do curso e de grande importância para a formação do bibliotecário. Partindo deste pressuposto, esta pesquisa realizou um levantamento da presença da disciplina nas grades curriculares dos cursos em dois momentos (1978 e 2018), além de revisão de literatura sobre História do livro e sobre o desenvolvimento do ensino da disciplina nos currículos de Biblioteconomia. Os dados levantados mostraram que nos dois períodos quase todos os cursos possuíam a disciplina em seus currículos, ainda que com diferentes nomes.


Palavras-chave


Ensino de Biblioteconomia; Currículo de Biblioteconomia; História do livro.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br