A educação patrimonial como instrumento de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural e informacional da Biblioteca Pública Benedito Leite de São Luís, Maranhão

Mauricio Jose Morais Costa, Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Conceição de Maria Belfort de Carvalho

Resumo


Análise acerca do papel da Educação Patrimonial como instrumento de proteção, reconhecimento e valorização do acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite. Trata de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de fundamentação teórica, a partir de autores como Horta (2004), Nora (1993) e Choay (2006). Caracteriza a Biblioteca Pública Benedito Leite, resgatando sua história, seu acervo e arranjo enquanto instituição patrimonial de São Luís-MA. Evidencia a Educação Patrimonial como metodologia que possibilita a identificação de elementos que explicitam as mudanças ocorridas na percepção individual e coletiva, no patrimonial cultural e no modo de vida das pessoas, cuja preservação e valorização é necessária. Evidencia a necessidade do resgate da relação entre o patrimônio cultural abrigado na BPBL com a sociedade e aos cidadãos, esta materializada em ações de educação patrimonial capazes de despertar não apenas a consciência patrimonial, mas reconstruir a identidade da população maranhense. Reforça a possibilidade de atuação e do trabalho interdisciplinar do profissional bibliotecário, visando a proteção do acervo, cuja preservação é necessária, visando sua difusão para as futuras gerações. Acentua a necessidade da integração entre história, memória e patrimônio cultural como peças fundamentais para a reconstrução da identidade e da consciência patrimonial.


Palavras-chave


Educação Patrimonial; Biblioteca Pública Benedito Leite; Memória e Cultura.

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