Publicado
02-01-2019
Palavras-chave
- Bibliotecário escolar,
- Mediador de leitura,
- Mediação da leitura,
- Livro de imagem,
- Pesquisa-ação.
Resumo
Apresenta uma discussão sobre o bibliotecário mediador de leitura e o uso do livro de imagem. Tem como objetivo geral analisar a apropriação da leitura a partir da mediação com o livro de imagem Ida e volta de Juarez Machado. Como objetivos específicos: analisa como a mediação da leitura com livro de imagem pode ser realizada; discute sobre o papel da imagem e verifica a influência da mediação imagética na apropriação da leitura; e, investiga qual a percepção das crianças ao ter contato com o livro de imagem. Utiliza inicialmente como método uma revisão bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa-ação. Como resultados, constata que a mediação da leitura utilizando o livro de imagem é uma alternativa para mediar leitura na escola e que a linguagem verbo-visual permite distintas interpretações e apropriações pelos mediandos. Infere também que a fase mais apropriada para se mediar a leitura é durante a alfabetização. Considera que o livro de imagem pode ser tão complexo para o entendimento das crianças quanto o livro com texto escrito. Conclui que as inciativas de mediação da leitura nas escolas ainda estão dependentes do suporte impresso e que há uma resistência em se utilizar outros suportes, como o livro de imagem.