v. 15 n. 1 (2019)
Artigos

O bibliotecário escolar e a mediação da leitura com livro de imagem

Aline Cristina Chanan Costa
Universidade Estadual de Londrina
Biografia
João Arlindo dos Santos Neto
Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual de Londrina
Biografia

Publicado 02-01-2019

Palavras-chave

  • Bibliotecário escolar,
  • Mediador de leitura,
  • Mediação da leitura,
  • Livro de imagem,
  • Pesquisa-ação.

Como Citar

Costa, A. C. C., & Santos Neto, J. A. dos. (2019). O bibliotecário escolar e a mediação da leitura com livro de imagem. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(1), 194–212. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1164

Resumo

Apresenta uma discussão sobre o bibliotecário mediador de leitura e o uso do livro de imagem. Tem como objetivo geral analisar a apropriação da leitura a partir da mediação com o livro de imagem Ida e volta de Juarez Machado. Como objetivos específicos: analisa como a mediação da leitura com livro de imagem pode ser realizada; discute sobre o papel da imagem e verifica a influência da mediação imagética na apropriação da leitura; e, investiga qual a percepção das crianças ao ter contato com o livro de imagem. Utiliza inicialmente como método uma revisão bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa-ação. Como resultados, constata que a mediação da leitura utilizando o livro de imagem é uma alternativa para mediar leitura na escola e que a linguagem verbo-visual permite distintas interpretações e apropriações pelos mediandos. Infere também que a fase mais apropriada para se mediar a leitura é durante a alfabetização. Considera que o livro de imagem pode ser tão complexo para o entendimento das crianças quanto o livro com texto escrito. Conclui que as inciativas de mediação da leitura nas escolas ainda estão dependentes do suporte impresso e que há uma resistência em se utilizar outros suportes, como o livro de imagem.