Publicado 09-09-2018
Palavras-chave
- Ensino da Biblioteconomia. Escolas de Biblioteconomia. Formação do bibliotecário. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação.
Como Citar
Copyright (c) 2018 Gabrielle Francinne de S.C Tanus
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Resumo
No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário no Brasil, que foi instituído pelo Decreto nº 84.631, em 1980. Desde então, em todo território nacional festeja-se o exercício dessa profissão regulamentada em 1962. As comemorações são promovidas pelas bibliotecas, associações, conselhos de Biblioteconomia e cursos de formação, os quais se encontram localizados nas cinco regiões brasileiras. Em virtude de outra efeméride, isto é, dos 45 anos do lançamento da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, buscou-se mapear o atual cenário e a trajetória do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Outrora, o percurso do ensino da Biblioteconomia fora retratado por diversos autores, que demonstraram na literatura os acontecimentos ao longo dessa trajetória, bem como as influências das fases comumente conhecidas: modelo francês e o modelo norte-americano. Além disso, objetivou-se demonstrar a partir de uma pesquisa exploratória uma virada mais recente no ensino da Biblioteconomia, a qual está associada ao contexto de criação de novos cursos de Arquivologia e de Museologia, institucionalmente próximos uns dos outros, o que vem contribuindo para a nova fase acadêmico-institucional e para o estreitamento do diálogo entre os campos científicos. Em suma, perpassou-se pelas diversas fases do ensino da Biblioteconomia como também pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, demonstrando como os campos estão interligados, bem como iluminou-se o atual cenário dos programas e dos cursos em funcionamento no país.