Formação do leitor literário como missão da biblioteca escolar: contribuições da Teoria da Estética da Recepção
Publicado 28-09-2018
Palavras-chave
- Formação do leitor literário,
- Incentivo à leitura,
- Biblioteca escolar,
- Teoria da Estética da Recepção
Como Citar
Copyright (c) 2018 Michelle Claudino Pires, Ana Maria Bueno Accorsi

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Resumo
A presente pesquisa se propôs a avaliar o impacto de uma oficina de leitura de literatura baseada na Teoria da Estética da Recepção, de Hanz Robert Jauss (1921-1997) e Wolfgang Iser (1926-2007), no que tange à formação do leitor e ao desenvolvimento do gosto pela leitura. A leitura coletiva do conto “O coração delator”, de Edgar Alan Poe, foi seguida de contextualização histórica do autor e da obra, e de interpretação do texto. A oficina apresentou-se como uma ação da Biblioteca Escolar para a prática de leitura de literatura como lazer e prazer estético. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, por meio de pesquisa-ação, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os estudantes. Foi possível inferir que a oficina baseada nas premissas da Estética da Recepção teve um impacto positivo para os estudantes no que respeita ao contato prazeroso com a literatura, portanto, para o incentivo à leitura; que ela foi capaz de desenvolver a percepção estética, por meio de uma leitura crítica, contextualizada e interpretada a partir das diferentes leituras de mundo. Percebeu-se, por outro lado, que em apenas uma edição, a oficina não foi suficiente para a maioria dos participantes afirmar a intenção de realizar uma leitura mais aprofundada em sua atividade individual, ficando então o desafio de realizar a oficina de forma contínua e de avaliar a efetividade dela para a formação do leitor.