Diretrizes informacionais de um curso a distância para capacitação de usuários de bibliotecas universitárias

Maria Helena Souza Ronchesel, Leandro Kingeski Pacheco

Resumo


Diante dos avanços tecnológicos, para que os cursos de capacitação de usuários de bibliotecas universitárias atinjam seus objetivos, faz-se necessário que as diretrizes informacionais sejam estabelecidas com clareza. A educação a distância surge como uma oportunidade de otimização desse serviço oferecido pelas bibliotecas apresentando referenciais de qualidade que compreendam aspectos pedagógicos, recursos humanos e infra-estrutura. Para atender as novas exigências na busca por informações, o conteúdo de um curso a distância para capacitação de usuários de bibliotecas universitárias deve ser composto de informações básicas sobre: a biblioteca; a pesquisa científica; as buscas bibliográficas; a leitura, a análise e a interpretação de textos científicos; o projeto de pesquisa; a elaboração e a redação de trabalhos científicos; os mecanismos e meios de divulgação de trabalhos científicos. Este trabalho pretende apresentar diretrizes informacionais que nortearão a proposta de organização de conteúdo e desenvolvimento do curso, subsidiando a elaboração de materiais didáticos, de comunicação e de avaliação, bem como o trabalho da equipe envolvida.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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