Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Biblioteca escolar. Dispositivo móvel. Mobile learning.
Como Citar
Copyright (c) 2017 Cassia cordeiro Furtado, Anne mendes gomes, silvestre matos carvalho, edilson silva reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O aumento da disponibilização e o aprimoramento das tecnologias tornou habitual o acesso da informação por meio digital. Com esse avanço, a utilização dos dispositivos móveis faz progressivamente parte da vida das pessoas, que a utilizam como forma lúdica, de aprendizado ou apenas para satisfazer suas necessidades e desejos informacionais. Considerando esse intuito, a pesquisa se propôs a identificar a utilização dos dispositivos móveis pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola Municipal de São Luís/MA, com o objetivo de conhecer os conteúdos acedidos e partilhados e seu uso como recurso lúdico e/ou para aprendizado. A pesquisa possui características qualitativa e quantitativa, mesclada à pesquisa bibliográfica e de campo. Os primeiros resultados encontrados nesta etapa identificaram que o smartphone é o gadget de maior destaque no panorama educacional atual. Dessa forma, recomenda-se que a biblioteca use o mobile learning, como um caminho alternativo para aquisição de informação da comunidade escolar, em conjunto com o acervo tradicional, seus serviços e atividades, sob o risco de ser renegada em favor de outras fontes.