Aluno, qual sua fonte de informação para estudo?

Cassia cordeiro Furtado, Anne mendes gomes, silvestre matos carvalho, edilson silva reis

Resumo


O aumento da disponibilização e o aprimoramento das tecnologias tornou habitual o acesso da informação por meio digital. Com esse avanço, a utilização dos dispositivos móveis faz progressivamente parte da vida das pessoas, que a utilizam como forma lúdica, de aprendizado ou apenas para satisfazer suas necessidades e desejos informacionais. Considerando esse intuito, a pesquisa se propôs a identificar a utilização dos dispositivos móveis pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola Municipal de São Luís/MA, com o objetivo de conhecer os conteúdos acedidos e partilhados e seu uso como recurso lúdico e/ou para aprendizado. A pesquisa possui características qualitativa e quantitativa, mesclada à pesquisa bibliográfica e de campo. Os primeiros resultados encontrados nesta etapa identificaram que o smartphone é o gadget de maior destaque no panorama educacional atual. Dessa forma, recomenda-se que a biblioteca use o mobile learning, como um caminho alternativo para aquisição de informação da comunidade escolar, em conjunto com o acervo tradicional, seus serviços e atividades, sob o risco de ser renegada em favor de outras fontes.


Palavras-chave


Biblioteca escolar. Dispositivo móvel. Mobile learning.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br