v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar

Cassia cordeiro Furtado
UFMA
Biografia
Larissa Silva Cordeiro
ufma

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Estudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por Cores

Como Citar

Furtado, C. cordeiro, & Cordeiro, L. S. (2017). Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 860–871. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989

Resumo

Destaca-se a organização da biblioteca escolar mediante ao sistema de classificação por cores, utilizando como campo de estudo a biblioteca escolar. Faz-se questionamento se os usuários da biblioteca conseguem compreender o elo desenvolvido, a partir do sistema de classificação por cores, entre o material disponível e as cores que o representam. O estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos usuários da biblioteca escolar, em relação à organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Emprega-se metodologia com abordagem qualitativa e quantitativa e para obtenção dos dados usa pesquisa campo. Como instrumento de coleta usou-se  entrevista estruturada e observação, aplicadas aos alunos do 3º ao 6º do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Ao fim da investigação, conclui-se que a maioria dos usuários não conseguem compreender a organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Com base na análise dos resultados, recomenda-se a realização de estudo de usuário prévio, a fim de que as necessidades dos utilizadores seja o ponto central de toda a organização das unidades de informação, especialmente nas bibliotecas escolares. Uma vez que, as complexidades dos sistemas de classificação podem  ser obstáculos à pesquisa  escolar dos alunos.