v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

A utilização do Facebook pelas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas

Ana Karisse Valença Silva Azevedo
Universidade Federal de Alagoas, UFAL.
Biografia
Janyelle Mayara Bento
Universidade Federal de Alagoas, UFAL.
Biografia
Julie Christie Bertolino Café dos Santos Ferreira Carlos
Universidade Federal de Alagoas, UFAL.
Biografia
Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade
Professora do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Ciência da Informação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba.
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Bibliotecas Universitárias,
  • Mídias sociais,
  • Web 2.0,

Como Citar

Azevedo, A. K. V. S., Bento, J. M., Ferreira Carlos, J. C. B. C. dos S., & Andrade, R. de L. de V. (2017). A utilização do Facebook pelas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2444–2464. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/962

Resumo

As bibliotecas são um reflexo da comunidade em que estão inseridas. No contexto da evolução das tecnologias de informação e comunicação, bem como maior interação do usuário nas mídias sociais, as bibliotecas universitárias são impelidas a atuarem nesse novo ambiente. O presente artigo analisa o uso da mídia social Facebook pelas bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa é do tipo bibliográfico e exploratório, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, o universo é composto pelas 13 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas, com amostra qualitativa composta por 8 destas 13 bibliotecas, as quais fazem uso da mídia social Facebook, sendo observados as variáveis presença on-line, engajamento e visibilidade. A coleta de dados ocorreu no período de 04 a 23 de abril, sendo analisadas as dez últimas postagens de cada página/perfil das bibliotecas na referida mídia social. Como resultados percebe-se a presença on-line da maioria das bibliotecas analisadas, porém visibilidade e engajamento mínimo. Conclui-se que há pouca valorização do Facebook enquanto ferramenta de disseminação de informação, comunicação e interação com os usuários.