Mediação de informação da biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença para produtores rurais em Valença/RJ

Maria Luiza Silva de Sousa Freitas, Evelyn Goyannes Dill Orrico

Resumo


Apresenta a problemática da transferência de informação para produtores rurais que comercializam produtos de origem animal no Mercado Municipal de Valença. Tem como objetivo geral propor a criação de ações informacionais de mediação realizadas pela Biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença visando facilitar o acesso à informação pelos produtores rurais do Mercado Municipal. A metodologia adotada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa empregando o método de estudo de caso dos produtores rurais de alimentos de origem animal do Mercado Municipal de Valença, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação espontânea realizada com os produtores rurais e com os veterinários. Como resultado, constatou-se que a mediação da informação pela biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença, utilizando uma linguagem comum e mais acessível aos produtores rurais, fortaleceria a interação entre os produtores rurais e os extensionistas para a transferência de tecnologias e disseminação da informação.


Palavras-chave


Transferência de informação. Produtor rural. Mediação da informação. Divulgação científica. Biblioteca. CEFET/RJ. Valença/RJ.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br