v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 4 - Bibliotecas para Todos

Mediação de informação da biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença para produtores rurais em Valença/RJ

Maria Luiza Silva de Sousa Freitas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Biografia
Evelyn Goyannes Dill Orrico
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Transferência de informação. Produtor rural. Mediação da informação. Divulgação científica. Biblioteca. CEFET/RJ. Valença/RJ.

Como Citar

Freitas, M. L. S. de S., & Orrico, E. G. D. (2017). Mediação de informação da biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença para produtores rurais em Valença/RJ. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1968–1992. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/961

Resumo

Apresenta a problemática da transferência de informação para produtores rurais que comercializam produtos de origem animal no Mercado Municipal de Valença. Tem como objetivo geral propor a criação de ações informacionais de mediação realizadas pela Biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença visando facilitar o acesso à informação pelos produtores rurais do Mercado Municipal. A metodologia adotada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa empregando o método de estudo de caso dos produtores rurais de alimentos de origem animal do Mercado Municipal de Valença, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação espontânea realizada com os produtores rurais e com os veterinários. Como resultado, constatou-se que a mediação da informação pela biblioteca do CEFET/RJ - Campus Valença, utilizando uma linguagem comum e mais acessível aos produtores rurais, fortaleceria a interação entre os produtores rurais e os extensionistas para a transferência de tecnologias e disseminação da informação.