Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores

Cláudia Maria Pinto de Abreu Pecegueiro, Cassia Cordeiro Furtado, Raimunda Rmamos Marinho

Resumo


O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa que investiga sobre competência digital de professores da educação básica, participantes do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a inclusão social da comunidade escolar.  Estudo de natureza quali-quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, observação direta e aplicação de questionários, com objetivos de traçar o perfil dos docentes, frequência de acesso e uso internet, aferir a frequência de acesso e uso internet, mapear fontes e suportes de informação utilizados pelos sujeitos investigados, e identificar competências e práticas desses docentes no uso das tecnologias digitais. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Notadamente para desempenhar seu labor, por envolver crianças e jovens da Geração Z e da Geração Alpha. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado, a fim de suprir as lacunas das bibliotecas escolares e atender às necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã.


Palavras-chave


Competência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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