v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

A nova grade do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia e as exigências dos concursos das regiões norte e centro-oeste do Brasil

Marcos Leandro Freitas Hubner
Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia
Biografia
Pedro Ivo Silveira Andretta
Universidade Federal de Rondônia
Biografia
Vannilza Torrejão Pereira
Universidade Federal de Rondônia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteconomia,
  • Universidade Federal de Rondônia,
  • Concursos públicos,
  • Região Norte e Centro Oeste - Brasil.

Como Citar

Hubner, M. L. F., Andretta, P. I. S., & Pereira, V. T. (2017). A nova grade do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia e as exigências dos concursos das regiões norte e centro-oeste do Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2374–2389. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/951

Resumo

As áreas de atuação do bibliotecário são abrangentes, envolvendo as intuições públicas via concurso público. Esses cargos são buscados principalmente por profissionais que desejam oportunidades de qualificação, salários em suma mais competitivos que os de mercado e estabilidade. O objetivo desse estudo é analisar o posicionamento da nova grade do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) frente às exigências dos concursos das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Para a realização dessa pesquisa, foram reunidas e analisadas as provas de concursos públicos para a área de Biblioteconomia, aplicadas nos anos de 2013 a 2015, na região estudada, comparando o repertório de questões com o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biblioteconomia da UNIR. Como resultado, foram coletadas 43 provas que continham 1236 questões específicas. Essas questões foram analisadas e classificadas pelo rol de disciplinas do novo PPC. Observa-se que existem disparidades entre a quantidade de questões dedicadas para certas disciplinas e a importância atribuídas a elas no PPC. Ainda assim, é perceptível que a nova grade curricular apresenta compatibilidade com as tendências apresentadas pelos concursos públicos examinados quando se trata das disciplinas mais cobradas. Como considerações finais, sugere-se que mais pesquisas busquem acompanhar a evolução do interesse do setor público e a adoção de práticas pelo Curso da UNIR para projetar a oferta de um número maior de disciplinas optativas, bem como atividades extracurriculares para complementar a aprendizagem e contemplar as tendências do mercado.