v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Mediação da informação em biblioteca escolar: um estudo realizado na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus

Antonia Janiele Moreira da Silva
Universidade Federal do Cariri
Francisca Eugenia Gomes Duarte
Universidade Federal do Cariri
Jonathas Luiz Carvalho Silva
Universidade Federal do Cariri

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Mediação da Informação,
  • Biblioteca Escolar.

Como Citar

Silva, A. J. M. da, Duarte, F. E. G., & Silva, J. L. C. (2017). Mediação da informação em biblioteca escolar: um estudo realizado na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 788–802. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/936

Resumo

Apresenta como objetivo investigar as atividades de mediação da informação implícita e explícita realizadas na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. O presente estudo aborda percepções teóricas sobre mediação da informação, na visão de Almeida Júnior (2009), com ênfase na mediação implícita e explícita. Silva (2010), mediação custodial e pós-custodial e Silva (2015), mediação técnica, pedagógica e institucional. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico, assim como de natureza qualitativa e quantitativa. Conclui-se que ser um bibliotecário mediador da informação requer deste profissional uma postura inovadora, qualificada e atualizada. Embora o conceito de mediação ainda esteja se solidificando na área da Biblioteconomia, é ação constante no ambiente biblioteca. É essencial que os usuários tenham um espaço dinâmico, que propicie a apropriação da informação.