Mediação da informação em biblioteca escolar: um estudo realizado na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus

Antonia Janiele Moreira da Silva, Francisca Eugenia Gomes Duarte, Jonathas Luiz Carvalho Silva

Resumo


Apresenta como objetivo investigar as atividades de mediação da informação implícita e explícita realizadas na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. O presente estudo aborda percepções teóricas sobre mediação da informação, na visão de Almeida Júnior (2009), com ênfase na mediação implícita e explícita. Silva (2010), mediação custodial e pós-custodial e Silva (2015), mediação técnica, pedagógica e institucional. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico, assim como de natureza qualitativa e quantitativa. Conclui-se que ser um bibliotecário mediador da informação requer deste profissional uma postura inovadora, qualificada e atualizada. Embora o conceito de mediação ainda esteja se solidificando na área da Biblioteconomia, é ação constante no ambiente biblioteca. É essencial que os usuários tenham um espaço dinâmico, que propicie a apropriação da informação.


Palavras-chave


Mediação da Informação; Biblioteca Escolar.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br