Mediação da informação em biblioteca escolar: um estudo realizado na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus
Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Mediação da Informação,
- Biblioteca Escolar.
Como Citar
Copyright (c) 2017 Antonia Janiele Moreira da Silva, Francisca Eugenia Gomes Duarte, Jonathas Luiz Carvalho Silva
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Resumo
Apresenta como objetivo investigar as atividades de mediação da informação implícita e explícita realizadas na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. O presente estudo aborda percepções teóricas sobre mediação da informação, na visão de Almeida Júnior (2009), com ênfase na mediação implícita e explícita. Silva (2010), mediação custodial e pós-custodial e Silva (2015), mediação técnica, pedagógica e institucional. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico, assim como de natureza qualitativa e quantitativa. Conclui-se que ser um bibliotecário mediador da informação requer deste profissional uma postura inovadora, qualificada e atualizada. Embora o conceito de mediação ainda esteja se solidificando na área da Biblioteconomia, é ação constante no ambiente biblioteca. É essencial que os usuários tenham um espaço dinâmico, que propicie a apropriação da informação.