O conteúdo dos portais de bibliotecas universitárias: percepções para serviços de informação na era digital
Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Bibliotecas universitárias,
- Website,
- Conteúdo dos portais,
- Era digital
Como Citar
Copyright (c) 2017 Stela Nascimento Madruga, José Fernando Modesto da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O presente estudo consiste em uma análise preliminar de pesquisa sobre o conteúdo dos sites das bibliotecas universitárias no contexto da era digital. O trabalho teve como objetivo identificar e sistematizar o conteúdo disponibilizado nos portais e, com isso, refletir sobre as possibilidades de exploração desse ambiente digital pelas bibliotecas acadêmicas. A partir da revisão de literatura com o recorte na área de ciência da informação, percebe-se a perspectiva de atuação das bibliotecas no contexto contemporâneo e a necessidade de acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas, promovendo o acesso à informação por meio do uso de novas ferramentas tecnológicas. Como forma de delimitar o universo de pesquisa exploratória, utilizou-se o ranking Times Higher Education (THE) para selecionar as instituições, já que este classifica as universidades pelo seu desempenho. Como resultados, observa-se que o conteúdo apresentado nas páginas das bibliotecas das melhores universidades do mundo é extenso e descreve os serviços e produtos ofertados de forma minuciosa. Por fim, recomenda-se novos estudos com indicadores de abrangência do conteúdo, aliados com a aplicação de instrumentos de pesquisa com usuários, e considera-se relevante uma futura análise comparativa com as bibliotecas universitárias brasileiras.