Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Biblioteca escolar. Bibliotecário. Lei 12.244 – biblioteca escolar
Como Citar
Copyright (c) 2017 Andrea Pereira Santos, Suely Henrique de Aquino Gomes, Erinaldo Dias Valério, Filipe Reis, Frederico Ramos Oliveira, Geisa Muller de Campos Ribeiro, Lívia Ferreira Carvalho, Marizangela Gomes Moraes
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Resumo
Apresenta diagnóstico dos serviços, produtos, estrutura física e organizacional de bibliotecas escolares da rede pública estadual de ensino de Goiás. A partir da compreensão da biblioteca escolar como um ambiente de produção de conhecimento necessária para formação de diferentes leitores/as, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva e documental, com abordagem pesquisa quanti-qualitativa, que objetiva analisar a realidade das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Goiás. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, questionários estruturados. Foram enviados 1150 questionários, de modo que todas escolas da rede o receberam. Destes, foram respondidos 982 questionários, 85% da amostra. O questionário enviado teve por base os "Parâmetros para bibliotecas escolares" publicados pelo GEBE - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da UFMG, adaptados à realidade do Estado de Goiás pelos pesquisadores da UFG. O instrumento foi aplicado entre agosto e dezembro de 2016. Os dados apontam que quase 80% das escolas possuem bibliotecas, porém, apenas 12,18% tem espaço considerado “nível intermediário” (entre 50 a 100 m²). Observa-se, ainda, interesse por parte dos gestores e equipe pedagógica em equipar as bibliotecas da melhor forma possível. Conclui-se que o Estado de Goiás tem condições de implantar uma rede de Bibliotecas Estadual a partir da parceria entre universidade e estado, pois além do interesse em melhorar as atuais estruturas, a resolução CEE/2011 prevê a obrigatoriedade da implantação de bibliotecas e a presença do bibliotecário para realizar a gestão desses espaços.