v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

A contribuição do bibliotecário escolar na formação de estudantes pesquisadores no ensino médio

Jéssica Bedin
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Magda Teixeira Chagas
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
William Barbosa Vianna
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Bibliotecário Escolar,
  • Pesquisa Escolar,
  • Estudante Pesquisador,
  • Ensino Médio.

Como Citar

Bedin, J., Teixeira Chagas, M., & Barbosa Vianna, W. (2017). A contribuição do bibliotecário escolar na formação de estudantes pesquisadores no ensino médio. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 733–760. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/917

Resumo

A sociedade atual vive em um contexto baseado em informações. Para que as pessoas se apropriem dessas informações e possam aplicar em suas vidas, é preciso tornar consciente a necessidade de usar informações para resolver problemas e construir conhecimentos. A formação na educação básica é um período adequado para iniciar essa preparação e o bibliotecário por meio de sua formação possui conhecimentos para contribuir nessa formação. Dessa forma, questiona-se como os bibliotecários escolares contribuem para a formação de estudantes pesquisadores? O objetivo consiste em mapear as ações dos bibliotecários que contribuem para o desenvolvimento das habilidades em de pesquisa no do estudante. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e pode ser classificada como uma pesquisa bibliográfica. Como resultado da pesquisa, entende-se que os bibliotecários escolares contribuem para a formação de estudantes pesquisadores ao disponibilizarem um espaço apropriado para a pesquisa, também por meio do seu perfil pesquisador promovendo ações que possibilitam potencializar a busca e o uso da informação, fomentando a leitura e desenvolver projetos em parcerias com os professores.