v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 4 - Bibliotecas para Todos

Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana

Ana Virginia Ferreira Carmo
Universidade Federal do Maranhão- UFMA
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Analfabetismo. Competência Informacional. Bibliotecário

Como Citar

Ferreira Carmo, A. V. (2017). Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1836–1849. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/899

Resumo

Este estudo objetiva analisar a competência informacional nos analfabetos e semi-analfabetos residentes no Conjunto Bárbara de Alencar II- Curió- Messejana. Utilizando-se de revisão de literatura sobre o assunto, objetiva refletir a análise teórica e juntar com a prática de um grupo de leitura semanal na comunidade, desse modo busca entender como as informações chegam aos sujeitos envolvidos, seja de forma oral, escrita ou visual, além de verificar como eles  absorvem o que receberam com o auxilio de uma bibliotecária enquanto mediadora da informação. Nesse sentido, o estudo explorará o método qualitativo de revisão de literatura, além de se utilizar de grupo focal, roda de conversa, diário de bordo e observação para a coleta dos dados.