v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 6 - IV Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação

Breves considerações sobre a relação paradoxal entre o prescrito e o necessário no âmbito da recuperação da informação a partir da elaboração de referências.

Erika Alves dos Santos
Fundacentro - Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Universidade de Sâo Paulo - USP
Biografia
Marcos Luiz Mucheroni
Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes – Departamento de Informação e Cultura
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Referências,
  • normalização,
  • representação descritiva,
  • dados ligados,
  • Web semântica

Como Citar

Santos, E. A. dos, & Mucheroni, M. L. (2017). Breves considerações sobre a relação paradoxal entre o prescrito e o necessário no âmbito da recuperação da informação a partir da elaboração de referências. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2181–2197. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/884

Resumo

Resumo: O irreprimível e crescente aumento no volume de informações científicas (e não científicas) na contemporaneidade configura o cenário que delineou o problema em pauta. Em face do volume de informações geradas diariamente aborda-se a elaboração de referências enquanto mediadoras e facilitadoras da recuperação de informações confiáveis e enquanto faceta da representação descritiva. Evidencia-se a relação de interdependência da referência perante a catalogação, considerando, sobretudo, a relação de dependência da referência perante outros instrumentos, tais como os catálogos das bibliotecas para o acesso aos documentos referenciados. Apresentam-se considerações críticas quanto à existência de diversos estilos bibliográficos replicados em inúmeras versões interpretadas por instituições de diversas naturezas, em controvérsia ao propósito de existência de tais instrumentos, que é justamente a unificação da linguagem descritiva científica. Por último, propõe-se o uso das tecnologias da web semântica e do linked data como contribuição para o estabelecimento de interconexões entre documentos afins bem como para a descrição destes documentos, na forma de referências.