v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

Comunicação da ciência em rede: visibilidade e internacionalização

Raimunda Araujo Ribeiro
Universidade Federal do Maranhão
Biografia
Lídia Oliveira Silva
Universidade de Aveiro
Biografia
Cassia Cordeiro Furtado
Universidade Federal do Maranhão
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Comunicação da ciência em rede. Visibilidade. Internacionalização. Programas de Pós-Graduação. Ciência da Informação/ Biblioteconomia. Brasil.

Como Citar

Ribeiro, R. A., Silva, L. O., & Furtado, C. C. (2017). Comunicação da ciência em rede: visibilidade e internacionalização. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2314–2333. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/883

Resumo

O presente trabalho visa avaliar quais as finalidades, percepções e valores agregados que os coordenadores brasileiros dos Programas de Pós-Graduação das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação possuem dos ambientes digitais e, descrever as estratégias utilizadas para internacionalização e visibilidade do trabalho científico desenvolvido. Para tanto, foi utilizado como método de pesquisa a análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin, uma vez que procurou-se compreender em profundidade os discursos coletados por meio da realização de entrevistas, com quatro dos quinze coordenadores representantes dos referidos Programas pertencentes às Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras selecionadas, cenários desta investigação. Ademais, os resultados apresentados destacaram os ambientes on-line mais utilizados, para fins de comunicação, interação, gestão de projetos de pesquisa, visibilidade e internacionalização do trabalho científico desenvolvido em escala global, bem como as redes de parceiras (nacionais/estrangeiras) estabelecidas para a formação de grupos de pesquisas e desenvolvimento da produção científica.