Comunicação da ciência em rede: visibilidade e internacionalização

Raimunda Araujo Ribeiro, Lídia Oliveira Silva, Cassia Cordeiro Furtado

Resumo


O presente trabalho visa avaliar quais as finalidades, percepções e valores agregados que os coordenadores brasileiros dos Programas de Pós-Graduação das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação possuem dos ambientes digitais e, descrever as estratégias utilizadas para internacionalização e visibilidade do trabalho científico desenvolvido. Para tanto, foi utilizado como método de pesquisa a análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin, uma vez que procurou-se compreender em profundidade os discursos coletados por meio da realização de entrevistas, com quatro dos quinze coordenadores representantes dos referidos Programas pertencentes às Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras selecionadas, cenários desta investigação. Ademais, os resultados apresentados destacaram os ambientes on-line mais utilizados, para fins de comunicação, interação, gestão de projetos de pesquisa, visibilidade e internacionalização do trabalho científico desenvolvido em escala global, bem como as redes de parceiras (nacionais/estrangeiras) estabelecidas para a formação de grupos de pesquisas e desenvolvimento da produção científica.


Palavras-chave


Comunicação da ciência em rede. Visibilidade. Internacionalização. Programas de Pós-Graduação. Ciência da Informação/ Biblioteconomia. Brasil.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br