v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis

Karolinne de Santana Boto Santana Boto
Universidade Tiradentes
Márcia Ivo Braz
Universidade Federal de Pernambuco

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Best-sellers,
  • Incentivo à leitura,
  • Biblioteca escolar

Como Citar

Boto, K. de S. B. S., & Braz, M. I. (2017). Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 670–690. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/878

Resumo

Considerando a importância de se estabelecer o hábito da leitura, o objetivo geral deste estudo é desenvolver panorama sobre os best-sellers e identificar características de leitura no público adolescente de uma escola particular da cidade de Aracaju/SE, desenvolvendo uma proposta de incentivo à leitura alinhada a esses usuários. Como objetivos específicos, procurou-se verificar a questão dos best-sellers junto aos adolescentes do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio na busca de leitura, assim como identificar o ponto de vista dos professores das disciplinas voltadas à leitura e Língua Portuguesa e propor alternativas para incentivar a leitura e a formação do leitor através da biblioteca escolar para os adolescentes do contexto pesquisado. Como percurso metodológico, partindo da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um estudo de caso, onde o instrumento de coleta de dados foi composto por dois questionários aplicados a professores e alunos, com o intuito de identificar questões referentes aos hábitos de leitura e a inclusão dos best-sellers como ferramenta didática e prática cotidiana. Durante as considerações do trabalho, os resultados compuseram uma proposta para incentivo à leitura que incluiu a garantia de um espaço para os best-sellers na biblioteca da escola, a possibilidade de incluir os formatos eletrônicos no acervo, promoção de debates sobre as temáticas dos best-sellers na biblioteca e em sala de aula e aproximação entre os enredos dos best-sellers e dos clássicos.