Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD.
Como Citar
Copyright (c) 2017 Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Jorge Santa Anna, Beatriz Valadares Cendón

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Resumo
Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos.