v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 4 - Bibliotecas para Todos

Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância

Maria Elizabeth de Oliveira Costa
Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia
Jorge Santa Anna
Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia
Beatriz Valadares Cendón
Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD.

Como Citar

Costa, M. E. de O., Santa Anna, J., & Cendón, B. V. (2017). Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1731–1757. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872

Resumo

Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos.