Vol. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

O bibliotecário escolar diante dos Nativos Digitais

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Escola de Ciência da Informação / UFMG
Bio
Raquel Miranda Vilela Paiva
Escola de Ciência da Informação / Universidade Federal de Minas Gerais
Bio

Published 2017-12-23

Keywords

  • Biblioteca Escolar,
  • Bibliotecário Escolar,
  • Nativos Digitais,
  • Associação de Palavras

How to Cite

Duarte, A. B. S., & Paiva, R. M. V. (2017). O bibliotecário escolar diante dos Nativos Digitais. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 652–669. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/854

Abstract

A biblioteca no contexto escolar possui especificidades a que o profissional deve estar atento. Sua atuação deve ir além do tecnicismo biblioteconômico, utilizando-se de elementos pedagógicos e de acordo com as necessidades dos usuários, sendo os mais representativos os alunos da escola. As crianças e jovens que estão atualmente nas escolas podem ser chamados de nativos digitais e possuem uma relação distinta com a informação. O presente trabalho visa justamente conhecer a percepção e o imaginário de um bibliotecário escolar sobre os nativos digitais, e isso é feito adotando-se a metodologia de associação de palavras. O experimento de associação de palavras é utilizado na psicologia e o trabalho se baseou nas premissas de Carl Jung e na sua forma de aplicação do experimento. A associação de palavras pretende ser um caminho de acesso ao inconsciente do pesquisado. O experimento demonstrou que o universo dos nativos digitais ainda é novo e pouco conhecido do bibliotecário, mas nota-se uma preocupação do profissional em sua atuação com esses jovens e crianças. Conclui-se que é necessário o desenvolvimento de mais estudos e a promoção de debates sobre o tema dos nativos digitais e sua inserção na biblioteca escolar.