A literatura de cordel na região norte e a importância da divulgação desta poesia popular

Letícia Lima de Sousa

Resumo


Aborda sobre a literatura de cordel na região norte a qual traz conteúdos referentes à Amazônia, como os costumes, lendas e informações típicas da nossa região. Apresenta um breve histórico da literatura de cordel que chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses, e se adaptou ao contexto brasileiro, sobretudo no nordeste, sendo também produzido na região norte. A metodologia aplicada é, no primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica e um estudo documental. Já no segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo sendo a natureza dos dados de tipo qualitativo. Finaliza expondo a análise dos dados coletados referente às respostas dos agentes diretamente envolvidos com este gênero popular, cordelistas e pesquisadores da área, para precisamente saber a opinião destes acerca da literatura de cordel na Amazônia e a importância da disseminação da cultura popular. Os questionários foram aplicados com cinco cordelistas paraenses e dois pesquisadores de cordel. Conclui-se a partir da análise dos dados coletados que é de suma importância este tipo de literatura e sua a divulgação deve ser ampla, visando incentivar a preservação da memória, cultura popular e o gosto pela leitura. Destaca o papel dos professores, cordelistas, bibliotecário escolar, inseridos no contexto da biblioteca escolar, e demais pessoas que trabalham com a prática de leitura nas escolas, estes têm o papel de mediadores de leitura.


Palavras-chave


Literatura de cordel; Poesia popular - Cordel; Cordelistas - Belém; Pesquisadores – Cordel – Belém; Biblioteca escolar; Bibliotecário escolar.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br