v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 9 - Bibliotecas, preservação e memória

A literatura de cordel na região norte e a importância da divulgação desta poesia popular

Letícia Lima de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Literatura de cordel,
  • Poesia popular - Cordel,
  • Cordelistas - Belém,
  • Pesquisadores – Cordel – Belém,
  • Biblioteca escolar,
  • Bibliotecário escolar.
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Como Citar

de Sousa, L. L. (2017). A literatura de cordel na região norte e a importância da divulgação desta poesia popular. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2722–2735. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/853

Resumo

Aborda sobre a literatura de cordel na região norte a qual traz conteúdos referentes à Amazônia, como os costumes, lendas e informações típicas da nossa região. Apresenta um breve histórico da literatura de cordel que chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses, e se adaptou ao contexto brasileiro, sobretudo no nordeste, sendo também produzido na região norte. A metodologia aplicada é, no primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica e um estudo documental. Já no segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo sendo a natureza dos dados de tipo qualitativo. Finaliza expondo a análise dos dados coletados referente às respostas dos agentes diretamente envolvidos com este gênero popular, cordelistas e pesquisadores da área, para precisamente saber a opinião destes acerca da literatura de cordel na Amazônia e a importância da disseminação da cultura popular. Os questionários foram aplicados com cinco cordelistas paraenses e dois pesquisadores de cordel. Conclui-se a partir da análise dos dados coletados que é de suma importância este tipo de literatura e sua a divulgação deve ser ampla, visando incentivar a preservação da memória, cultura popular e o gosto pela leitura. Destaca o papel dos professores, cordelistas, bibliotecário escolar, inseridos no contexto da biblioteca escolar, e demais pessoas que trabalham com a prática de leitura nas escolas, estes têm o papel de mediadores de leitura.