Publicado 23-12-2017
Palavras-chave
- Bibliotecas Universitárias,
- Atendimento em bibliotecas,
- Avaliação de bibliotecas,
- Comportamento dos utilizadores,
- ISO 16439
- 2014(E) ...Mais
Como Citar
Copyright (c) 2017 Luiza Baptista Melo, Tatiana Sanches, Gaspar Matos, Patrícia Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores.