Mônica da Silva Magalhães Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (IPHAN-SC) Brasil
Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Gradução em Arquivologia pela UFSC (2017). Especialização em Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva (2009), pela Faculdade de Tecnologia Senac Rio (SENAC-Rio). Atualmente é Bibliotecária da Superintendência do IPHAN em Santa Catarina.
Graziela Martins de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências da Eduação da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos Cursos de Gradução em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Doutoranda em Ciência da Informação pelo PGCIN/UFSc. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Ciência da Informação pela UFSC.
A representação da informação nos arquivos do IPHAN: uma proposta de tesauro na área de patrimônio cultural
Mônica da Silva Magalhães, Graziela Martins de Medeiros
Resumo
Nos centros de documentação, arquivos e bibliotecas, a informação precisa ser organizada e representada, visando facilitar sua recuperação pelos usuários. A estruturação da informação nessas unidades pode ser feita por meio de Linguagens Documentárias (LDs), como os tesauros. Assim, este artigo apresenta uma proposta de tesauro para a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (IPHAN-SC), na área de patrimônio cultural, área-fim do instituto. Trata sobre o processo de indexação, o uso de linguagens documentárias e as diretrizes para a construção de tesauros. Com base em pesquisa descritiva e qualitativa, levanta os termos na documentação do IPHAN e compara-os com aqueles existentes no UNESCO Thesaurus e no Vocabulário Controlado para a Rede de Bibliotecas do IPHAN. Por meio dos requisitos para a construção e estrutura, delimita pontos de acesso para a construção do tesauro do patrimônio cultural. Conclui que o tesauro proposto pode ser utilizado como instrumento de controle terminológico no arquivo do IPHAN, podendo ser adotado por outras instituições
Palavras-chave
Documentação arquivística. Recuperação da informação. Tesauro