v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 10 - V Seminário de Informação e Documentação Jurídicas

Avaliação da conformidade do Sistema Aegis ao Modelo de Requisitos MoReq-Jus

Leoneide Maria Brito Martins
Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Biblioteconomia
Biografia
Darliane Ribeiro Cunha
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Arquivos judiciais. Arquivos intermediários. Sistemas de gestão documental. Automatização da Gestão documental. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Como Citar

Martins, L. M. B., Gomes, V. A. S., & Cunha, D. R. (2017). Avaliação da conformidade do Sistema Aegis ao Modelo de Requisitos MoReq-Jus. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2871–2912. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/776

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as funcionalidades do Sistema Aegis, um software de gestão de documentos arquivísticos convencionais de fase intermediária, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, em relação ao Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Judiciário Brasileiro, o MoReq-Jus, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça no âmbito do Proname. A pesquisa realizada caracterizou-se como descritiva, do tipo estudo de caso, onde por meio de observações e análises teóricas buscou-se identificar quais as funcionalidades ou requisitos e os metadados que o sistema informatizado de gestão arquivística de processos e documentos convencionais do Tribunal de Justiça do Maranhão, o Aegis,possui em conformidade (ou não) com o MoReq-Jus, a fim de propor melhorias para as próximas versões do sistema. Aborda-se a importância da utilização dos requisitos especificados no Modelo MoReq-Jus para garantir a confiabilidade, a autenticidade e a acessibilidade necessárias aos processos e documentos geridos pelos sistemas informatizados, sobretudo nas instituições arquivísticas, os quais são denominados no referido Modelo como GestãoDoc. Ressalta-se que o Aegis pode propiciar à instituição os mesmos benefícios que um Sistema de Informação Gerencial, quais sejam: maior agilidade e segurança no acesso às informações relevantes e confiáveis, produzidas e recebidas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão; melhoria no processo de tomada de decisões, a partir do fornecimento em menor tempo de informações mais confiáveis e precisas; e, melhoria no desempenho das atividades dos gestores e servidores na prestação dos serviços administrativos internos, os quais subsidiam a prestação dos serviços jurisdicionais para a sociedade.