Publicado
26-09-2017
Palavras-chave
- Interatividade,
- experiência,
- mediação cultural,
- mídias sociais,
- interatividade,
- participação.
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Resumo
Este estudo exploratório busca compreender o conceito de mediação cultural frente a um contexto social marcado pela crescente imbricação entre dinâmicas e práticas culturais emergentes com o advento das mídias sociais, suscitando diversas reflexões para traçarmos novas perspectivas e contribuições para um melhor entendimento do conceito e sua operacionalização na contemporaneidade. O espetáculo transmídia “EU – Negociando Sentidos” se apresentou como disparador dessas problematizações já que ele integra elementos que atravessam as formulações téoricas, identificadas em revisão bibliográfica, sobre a mediação cultural, como também evidencia formas de manifestações culturais e artísticas desenvolvidas a partir do cenário citado acima. Dessa forma, ao interpretarmos o conceito de mediação cultural como um dispositivo foucaltiano, revelamos linhas de força que tensionam a sua relação com as mídias sociais: as diferenças entre informação e experiência, e entre interatividade e participação. A análise empreendida revela que a utilização das mídias sociais em processos culturais encontra obstáculos tanto no provimento de uma experiência social autêntica, quanto na potencialização da participação dos sujeitos na cultura como produtores de sentidos.