v. 13 (2017): VI Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação do PPGCI/ECA/USP
Informação e educação

Informação e educação no ensino superior

Lilian Viana
Universidade de São Paulo
Biografia
Ivete Pieruccini
Universidade de São Paulo
Biografia

Publicado 26-09-2017

Palavras-chave

  • Infoeducação,
  • Informação e Educação,
  • Ensino superior.

Como Citar

Viana, L., & Pieruccini, I. (2017). Informação e educação no ensino superior. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13(Esp.), 41–45. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/752

Resumo

No cenário informacional contemporâneo as perspectivas de acesso avolumam-se, mas, por outro lado, a construção de significações torna-se cada vez mais complexa num mundo em que a informação parece ter sido colocada como valor acima do conhecimento. O ensino superior é espaço privilegiado à construção do conhecimento, instância capaz de promover mudanças sociais na medida em que considera o saber sob o prisma do direito do cidadão. Questionar sobre a educação para a informação no ensino superior implica compreender se há condições de possibilidade para o desenvolvimento de ações que coloquem o sujeito em relações dialógicas com o conhecimento. A pesquisa em causa, a ser desenvolvida a partir da abordagem da Infoeducação, propõe-se a estabelecer proposições teórico-metodológicas que possam contribuir para o desenvolvimento de ações infoeducativas no ensino superior, portanto, considerando as dinâmicas de apropriação dos saberes informacionais pelos sujeitos, levando em conta suas dimensões individual e social, subjetiva e objetiva, intersubjetiva e relacional.