v. 13 (2017): VI Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação do PPGCI/ECA/USP
Informação e educação

Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski

Leandro dos Santos Nascimento
Universidade de São Paulo
Biografia
Edmir Perrotti
Universidade de São Paulo
Biografia

Publicado 26-09-2017

Palavras-chave

  • Análise do Discurso,
  • Infoeducação,
  • Information Literacy,
  • Paul Zurkowski,
  • Sociedade da Informação.

Como Citar

Nascimento, L. dos S., & Perrotti, E. (2017). Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13(Esp.), 36–40. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751

Resumo

O relatório “The information Service Environment Relationships and Priorities”, de Paul G. Zurkowski (1974), tornou-se a base para um movimento de proporções globais, conhecido como Information Literacy. Mobilizando pesquisadores, profissionais, políticas e entidades públicas e privadas, tal movimento disseminou-­se, também, no Brasil, sem ter, todavia, suas bases analisadas e compreendidas, suficientemente. Diante disso, nosso objetivo é levantar e refletir sobre as ideias fundamentais do documento e das óticas informacional e educacional que sustentam a proposta inicial da Information Literacy, sendo utilizado no estudo o método da análise do discurso. Preliminarmente, percebe-se um discurso enraizado nos postulados da Sociedade da Informação e com forte tendência economicista e instrumental. A pesquisa pauta-se pela perspectiva da Infoeducação, abordagem transdisciplinar que oferece elementos ao desenvolvimento de bases teóricas e metodológicas necessárias à superação da razão instrumental que orienta o relatório que deu origem à Information Literacy.