v. 14 n. 2 (2018)
Artigos

O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Ronaldo Ferreira Araujo
Universidade Federal de Alagoas
Biografia
Janiele Oliveira Araújo
Universidade Federal de Alagoas
Biografia

Publicado 09-05-2018

Palavras-chave

  • Redes sociais,
  • Marketing,
  • Marketing digital,
  • Social media marketing,
  • biblioteca pública

Como Citar

Araujo, R. F., & Araújo, J. O. (2018). O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(2), 176–196. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/738

Resumo

Discorre sobre o marketing em unidades de informação com atenção especial ao marketing digital e as métricas de mídias sociais.  Verifica o uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação por meio de um estudo de caso do uso e atuação da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos (PBEGR) no Facebook. Analisa o desempenho da página expresso nos indicadores de audiência, engajamento, influência e conversão utilizados para mensurar estratégias do marketing digital. Os resultados indicam o quantitativo de 1728 curtidas na página da biblioteca com predominância de publicações sobre eventos organizados pela BPEGR (48%). O desempenho das postagens indicam um valor total de interações com usuários no período analisado de 713 curtidas, 263 compartilhamentos e apenas 16 comentários. Os dados apontam a visibilidade percebida e o grau de autoridade da biblioteca perante os usuários tendo em vista o conteúdo publicado, considerando se houve alcance dos resultados dessas estratégias. Considera-se que as mídias sociais podem sim mobilizar os cidadãos a buscarem a biblioteca pública como uma instituição promotora de conhecimento, lazer e troca social, fazendo com que a biblioteca pública cumpra seu papel enquanto unidade de informação e que para tanto a biblioteca precisa traçar estratégias mais claras de sua utilização e avaliação