v. 14 n. 2 (2018)
Artigos

Websites das bibliotecas universitárias como dispositivos de comunicação e potencializadores do acesso à informação

Raquel do Rosário Santos
Universidade Federal da Bahia.
Biografia
Livia Santos de Freitas
Universidade Federal da Bahia
Biografia
Henriette Ferreira Gomes
Universidade Federal da Bahia
Biografia

Publicado 09-05-2018

Palavras-chave

  • Bibliotecas universitárias,
  • Acesso à informação,
  • Websites – Bibliotecas universitárias

Como Citar

Santos, R. do R., de Freitas, L. S., & Gomes, H. F. (2018). Websites das bibliotecas universitárias como dispositivos de comunicação e potencializadores do acesso à informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(2), 155–175. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/734

Resumo

As bibliotecas universitárias têm buscado se aproximar de seus usuários efetivos e potenciais e, para tal, vem utilizando recursos de comunicação no espaço virtual, disponibilizados em seus websites ou páginas. Nesse sentido, esse artigo teve como objetivo identificar e analisar se e como as bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das universidades federais e estaduais da Região Nordeste do Brasil têm desenvolvido os seus websites ou páginas e se esses espaços têm a possibilidade de ampliar ações de comunicação e do acesso à informação. O estudo teve por método o levantamento, associado ao método de estudos de casos múltiplos e utilizou a abordagem quantitativa como procedimento de análise de dados. Como resultado, identificou-se que grande parte das bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das universidades federais e estaduais têm desenvolvido seus websites ou páginas buscando ampliar os canais de comunicação e de acesso à informação, através do uso de dispositivos de comunicação tradicionais e aqueles próprios da web social, assim como da apresentação e disponibilização de diversos serviços. Contudo, embora as bibliotecas universitárias tenham avançado, em alguma medida, sobre o uso dos dispositivos de informação e a prestação de serviços há a necessidade dessas repensarem não somente as suas atividades cotidianas, mas, sobretudo, como interagem com os seus usuários na esfera do espaço virtual, visto que este ainda se apresenta limitado, dificultando ou impossibilitando ao usuário conhecer e usufruir das potencialidades que esse ambiente bem planejado pode oferecer.