v. 14 n. 2 (2018)
Artigos

Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação

Ana Patrícia Celedonio da Silva
Bibliotecária da Editora Vestseller
Biografia
Maria Giovanna Guedes Farias
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 09-05-2018

Palavras-chave

  • Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar.

Como Citar

Silva, A. P. C. da, & Farias, M. G. G. (2018). Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(2), 333–350. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702

Resumo

Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estará estimulando os alunos a se tornarem competentes em informação.