v. 14 n. 2 (2018)
Artigos

Marketing em gestão: um estudo na biblioteca central da UFPB

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra
Universidade Federal da Paraíba
Biografia
Rosa Sylvana da Silva Mousinho
Universidade Federal da Paraíba
Biografia

Publicado 09-05-2018

Palavras-chave

  • Marketing,
  • Unidades de Informação. Biblioteca Universitária,
  • Gestão de Biblioteca.

Como Citar

Guerra, M. das G. G. V., & Mousinho, R. S. da S. (2018). Marketing em gestão: um estudo na biblioteca central da UFPB. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(2), 87–110. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/701

Resumo

A pesquisa é um estudo de caso, de caráter descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como uma pesquisa de campo e bibliográfica. Os dados foram obtidos através de fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semiestruturadas e das fontes bibliográficas, sendo esses dados, apresentados sistematizados em tabelas. Para análises dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos, apontam para aplicação e o uso das ferramentas de marketing. Identifica e descreve as ferramentas de marketing utilizadas pela Divisão de Serviços aos Usuários. Porém, confirma o fato de que a falta da continuidade do programa de Endomarketing e de capacitação e treinamentos dos servidores, dificultam a efetiva implementação do plano de marketing e do uso de suas ferramentas de uma forma mais ampla e efetiva. Demonstra a necessidade de elaboração de um novo plano de marketing e de planejamento, com ações administrativas que possibilitem mudanças, melhore a comunicação e as relações internas da organização, e contribua para atingir os objetivos organizacionais com menos recursos e mais eficiência.