Erik André de Nazaré Pires Universidade Federal do Pará Brasil
Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Pará (Campus Ananindeua). Coordenador do Setor de Referência e Informação e Diretor da Biblioteca Benedicto Monteiro. Especialista em Ciência da Informação (2013-2015) pelo Centro de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Carajás (CPÓS/FIC)/Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Bacharel em Biblioteconomia (2008-2012) pela Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Faculdade de Biblioteconomia (UFPA/ICSA/FABIB). Suas áreas de pesquisa consistem em: Tecnologias da Informação e Comunicação, Leitura, Comportamento Informacional e Catalogação. Realizou estagio na Biblioteca da Procuradoria da República do Ministério Público Federal no Estado do Pará no período de 2011 a 2012 , de 2008 a 2009 esteve vinculado como estagiário da Biblioteca da Universidade da Amazônia (UNAMA) no campus BR atuando no Setor de Referência e Processamento Tecnico. Em 2009 esteve atuando como bolsista na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Setor de Referência. Em 2010 atuou como estagiário da Biblioteca do Banco da Amazônia (BASA) realizando atividades de atendimento ao público e processamento técnicos dos materiais. No período de 2009 a 2010 foi representante de turma dos discentes de 2008 turno manhã da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e esteve participando no período de 2010 a 2011 das atividades referente ao Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação.
Jetur Lima de Castro Universidade Federal do Pará Brasil
Bacharel em Biblioteconomia (2012-2016) pela Universidade Federal do Pará - Campus Belém. Atualmente participa como Pesquisador/colaborador no Grupo de pesquisa sobre Estudos e Práticas de Preservação Digital, atuando nas linhas de pesquisa, Estudos e Práticas de Preservação Digital, Institucionalização da Memória e Políticas, Projetos e Auditorias de Preservação Digital na Rede Brasileira de Preservação Digital (Rede Cariniana) - IBICT. É membro do Grupo de Filosofia Temática na (UFPA), onde desenvolve atividades de pesquisa interdisciplinar em Filosofia Informacional e Sistemas Complexos. Editor e Membro da Comissão Editorial da Complexistas - Revista de Filosofia Temática. Tem experiência na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, Digitalização de Documentos Raros e Preservação digital. Atuou como estagiário em Gerenciamento, Digitalização de acervos de Obras Raras e documentos antigos no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no Projeto de Digitalização e Publicação Online de Coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade das Bibliotecas Brasileiras, Projeto Biodiversity Heritage Library (BHL) com parceria da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Formou-se como Técnico em Administração de Redes de Computadores pela Universidade Estadual do Pará-UEPA em Parceria com (Serviço de Processamentos de Dados) SERPRO em (2008-2009). Tem Experiência em Tecnologia da informação em Redes de Computadores, Segurança da Informação. Exerceu atividade como Instrutor do Programa Fundo-ver-Sol no Instituto Ciberespacial- ICIBE/UFRA. Tem interesse em temas como Informação Ecológica, Filosofia Temática, Filosofia da Mente, Epistemologia, Mediação da Informação, Preservação digital, Bibliotecas digitais, Competência Informacional, Informação Sociedade, Inteligência artificial, Informação Social, Segurança da Informação, Tecnologia da Informação, Inclusão Digital, Sociologia da informação, Biblioteconomia Progressista, Transhumanismo, Teoria dos Sistemas Complexos, Auto-organização e Teoria dos Agenciamentos.
Alessandra Nunes de Oliveira Universidade Federal do Pará Brasil
Bacharel em Biblioteconomia (2012-2016) pela Universidade Federal do Pará - (Campus Belém). Atualmente, faz pesquisas na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Desenvolveu atividades de estágio com Bolsa no serviço de referência na Biblioteca-UFRA na área de Biblioteconomia(2012-2013). Realizou atividades de extensão pelo convênio entre Secretaria de Educação do Estado do Pará/SIEBE e a Universidade Federal do Pará-UFPA (2016). Tem interesse em temas como História social, História do Livros e da Bibliotecas, Censura na Informação, informação e sociedade e Mediação da informação.
Aportes para a implantação de um repositório de narrativas na UFPA: disseminando e ampliando o acesso à informação
Erik André de Nazaré Pires, Jetur Lima de Castro, Alessandra Nunes de Oliveira
Resumo
Ao avaliar a necessidade do desenvolvimento institucional e acesso ao conhecimento científico que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI-UFPA), a partir de atividades profissionais que qualificam e capacitam os usuários, por meio de oferta de produtos e serviços. Objetiva-se discutir uma proposta para a implantação de um repositório de narrativas na Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória de base bibliográfica, tendo como premissa, tornar o conhecimento mais explicito a partir da ampliação do Repositório Institucional da Universidade Federal do Pará (RIUFPA). Apresenta-se a sugestão da produção de um repositório de narrativas que no futuro poderá armazenar vídeos, imagens, deferentemente do RIUFPA atual que tão-somente armazena texto completo. Por fim, a partir da elaboração do repositório poderá trazer o efeito esperado para a comunidade científica e para os profissionais bibliotecários, uma vez que poderão valer-se dessa tecnologia para ampliar o melhoramento na gestão informacional no (SIBI-UFPA).